COLONIZAÇÃO DO SOLO ESPÍRITO-SANTENSE

Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem  no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a  Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho  fundou o município de  Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos. No ano de 1549, a capital é transferida para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória, devido a questão do difícil acesso à possíveis invasões.

Uma história que ainda é viva, e alcança até hoje os corações de todos os capixabas.

Publicado em quinta-feira, 23 de maio de 2024

Atualizado em quinta-feira, 23 de maio de 2024